INVESTIGADORES SUGEREM O USO DA NEVE PARA REFRESCAR EDIFÍCIOS CANADIANOS

Foto de arquivo. (AP Photo/The Buffalo News, Harry Scull Jr.)
Foto de arquivo. (AP Photo/The Buffalo News, Harry Scull Jr.)
Foto de arquivo. (AP Photo/The Buffalo News, Harry Scull Jr.)

Investigadores dizem que a abundância de neve durante o inverno no Canadá poderia proporcionar uma forma ambientalmente amigável de aliviar os dias de forte calor na época de verão.
Engenheiros da Universidade da Colúmbia Britânica (Okanagan) têm vindo a examinar se a neve limpa das estradas canadianas poderia ser recolhida e despejada em áreas pré-construídas, onde seria depois armazenada e usada para refrigeração de edifícios nos meses mais quentes.
Kushan Hewage, um professor associado de engenharia da UBC, disse que o processo é semelhante ao condicionamento de ar, onde o ar fresco é recolhido e bombeado para um edifício quente.
O tipo de equipamento necessário seria semelhante ao que é utilizado na tecnologia geotérmica.
Um benefício adicional do arrefecimento de alta densidade, através da neve, é que isso facilita o tratamento de resíduos na neve.
A neve nas estradas está contaminada com todos os tipos de produtos químicos, e os produtos químicos são geralmente libertados no ambiente à medida que a neve derrete. Mas ao usar este sistema, uma grande quantidade de neve derrete num único lugar e pode ser limpa ou tratada antes de ser devolvida ao sistema de água.
A tecnologia de arrefecimento com neve é atualmente utilizada em vários outros países, incluindo a Suécia, onde uma pilha de 60.000 metros cúbicos de neve do inverno armazenada é usada para refrescar o Hospital Sundsvall durante o verão.
Hewage e os seus colegas determinaram que no Canadá, seria necessário um monte de neve, equivalente a um parque infantil, para refrescar um bairro de 200 a 300 casas durante o verão. No inverno, a neve pode ser compactada e usada como um rinque de patinagem.
Com os atuais preços de eletricidade, o sistema é economicamente mais viável no Ontário, onde as tarifas são altas. A Colúmbia Britânica tem uma oferta abundante de eletricidade mais barata.
De recordar que o governo federal anunciou planos na semana passada para reduzir as emissões de gases de efeito estufa através da introdução de uma taxa de carbono em todo o país.
O primeiro-ministro Justin Trudeau diz que a taxa será de 50 dólares por tonelada em 2022, e será imposta a províncias que não implementam a medida por conta própria ou adotem um sistema de comércio de emissões.
Para Hewage, políticas como estas vão levar a uma procura por tecnologia verde, como a refrigeração através da neve.
A equipa da UBCO prevê continuar a examinar o que esse futuro irá acarretar. Hewage disse que a sua equipa vai fazer uma análise de custo do sistema de arrefecimento com recurso a neve, e está a trabalhar em outras pesquisas para a criação de bairros mais sustentáveis no Canadá.
Fonte: Canadian Press