CONFERÊNCIA LEMBRA HOJE QUE ALEITAMENTO MATERNO É A PRIMEIRA VACINA DO BEBÉ

LusaLisboa, 30 set (Lusa) — O aleitamento materno, “a primeira vacina do bebé”, e a sua importância para o desenvolvimento sustentável estão hoje em debate numa conferência organizada pela UNICEF e pela Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés, em Lisboa.

“O leite materno é a primeira vacina de um bebé, a primeira e melhor proteção que pode ter contra doenças e outros problemas de saúde. Ao nível mundial as mortes de recém-nascidos representam quase metade de todas as mortes de crianças menores de 5 anos, e o aleitamento desde a primeira hora de vida pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Se todos os bebés fossem alimentados apenas com o leite materno desde o nascimento até aos seis meses, mais de 800.000 vidas seriam salvas todos os anos”, refere um comunicado da UNICEF Portugal.

A conferência, que decorre hoje no auditório do Infarmed, em Lisboa, e que pretende alertar para a relação entre o aleitamento materno e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vai reunir cerca de 150 profissionais de saúde portugueses, assim como alguns especialistas convidados, entre os quais o professor Bernardo Horta, investigador em saúde materno-infantil da Universidade de Pelotas, no Brasil.