CANADÁ PREPARA-SE PARA REGULAMENTAR PRODUTOS DE VAPEAR

canadaO governo Liberal afirma que pretende introduzir legislação este outono para regular o “vaping” (exalar o vapor produzido por cigarros eletrónicos).
A Saúde do Canadá disponibilizou poucos detalhes na terça-feira, além de dizer que seria para proteger os jovens da nicotina e permitir que os fumadores adultos possam usar o «vaping» como uma ajuda para deixar de fumar ou como uma alternativa ao tabaco potencialmente menos nociva.
Em comunicado, o departamento disse que também está a renovar a estratégia de controle do tabaco federal por um ano, dando tempo ao governo para desenvolver um novo plano de longo prazo. A estratégia foi introduzida em 2001 e renovada pela última vez há quatro anos.
A ministra da Saúde Jane Philpott vai sediar um fórum nacional no início do próximo ano para discutir o futuro do controle do tabaco.
Numa entrevista dada na terça-feira, Philpott disse que os canadianos vão ficar satisfeitos por o governo federal estar a avançar com as normas regulamentares para os cigarros eletrónicos e «vaping».
A Saúde do Canadá também disse que está em curso um trabalho federal sobre uma proposta de proibição de cigarros mentolados, bem como o compromisso de introduzir requisitos de embalagem simples e padronizados em todos os produtos do tabaco.
Várias províncias e municípios já apresentaram medidas para abordar o «vaping», mas é necessária legislação federal, sublinhou Rob Cunningham, conselheiro sénior da política na Canadian Cancer Society.
“É claramente algo que precisa de regulamentação”, disse ele, em entrevista. “Nós não queremos que as crianças usem estes cigarros.”
O governo refere que este ano um número estimado de 87.000 canadianos, incluindo muitos jovens, vão se tornar fumadores diários – colocando os próprios e outras pessoas em risco de desenvolver uma variedade de doenças e enfermidades.
O Canadá foi o primeiro país a introduzir advertências gráficas para informar as pessoas sobre os riscos do tabagismo e o governo congratula-se como um pioneiro na restrição da publicidade ao tabaco e aromatizante para reduzir o apelo de produtos.
Fonte: Canadian Press