
Castelo Branco, 16 set (Lusa) – A Quercus disse hoje que a revelação feita sobre o uso de peças na central nuclear espanhola de Almaraz, produzidas numa fábrica com irregularidades nos dossiês de controlo de qualidade, é um sinal claro da fragilidade e do perigo da estrutura.
“Este é mais um sinal claro da fragilidade e do potencial perigo da estrutura. Perante os sucessivos problemas técnicos e de segurança detetados, é fundamental que a mesma encerre imediatamente e que sejam tomadas todas as medidas no sentido de colocar em marcha um plano de desmantelamento da estrutura e descontaminação do local”, disse à agência Lusa Nuno Sequeira, da direção nacional da Quercus.
O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol revelou, num comunicado divulgado na quinta-feira, que a central nuclear de Almaraz, junto à fronteira portuguesa, usa peças produzidas numa fábrica com irregularidades nos dossiês de controlo de qualidade, mas garantiu que não constituem motivo para as retirar de funcionamento.