
A Canadian Real Estate Association diz que as vendas de casas nacionais caíram 3,1 por cento em agosto face a julho, o quarto declínio mensal consecutivo, numa altura em que os mercados começaram a abrandar drasticamente.
A associação disse na quinta-feira que a maior parte do movimento de queda reflete a desaceleração da atividade na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, onde um imposto aplicado ao comprador estrangeiro introduzido no mês passado contribuiu para uma queda de 18,6 por cento em atividade, em relação ao mês anterior.
A queda mensal contribuiu para um declínio de 24,5 por cento na atividade anual em Vancouver, em contraste com a tendência em Toronto – onde a atividade subiu dois por cento no mês e regista uma subida de até 22,7 por cento face ao ano anterior.
A associação espera agora que a Colúmbia Britânica registe um aumento na atividade de 14,6 por cento este ano, abaixo da previsão de 20 por cento em junho. Já a atividade no Ontário deverá ter um aumento de 7,1 por cento, apesar da oferta limitada, acima de uma expetativa de 5,2 por cento.
Os preços da habitação, entretanto, subiram em relação ao ano anterior, com o preço médio de uma casa vendida em agosto em 456.722 dólares, um aumento de 5,4 por cento face ao ano anterior. No entanto, a CREA indicou que era o menor aumento desde janeiro de 2015.
Excluindo as áreas metropolitanas de Vancouver e Toronto, o preço médio de uma casa vendida em agosto foi de 357,033 dólares.
Com o declínio em agosto, as vendas nacionais caíram 6,9 por cento abaixo do recorde estabelecido em abril, mas ainda estavam 10,2 por cento acima do mês de agosto de 2015.
Fonte: Canadian Press