

O presidente John Tory anunciou que os governos federal e provincial vão disponibilizar cerca de 50 milhões de dólares em financiamento para ajudar a cidade a começar o árduo processo de proteger as Port Lands (terras portuárias) de inundações.
O governo federal irá contribuir com metade da fatura de 65 milhões de dólares para refazer a área em torno do velho cais Essroc, na extremidade ocidental do Keating Chanel, enquanto que a província vai ficar responsável por um terço do custo, com a cidade a pagar o restante valor.
Esta iniciativa está a ser vista como o primeiro passo de um plano mais substancial para naturalizar e redirecionar o rio Don para o meio das Port Lands entre o Ship Channel e Keating Channel.
Esse plano, que é necessário para desbloquear a área circundante para a reconstrução, carrega uma fatura estimada de 975 milhões de dólares.
O trabalho de proteção contra inundações, que está a ser realizado com o financiamento inclui a criação de uma nova massa de terra ao redor da área do velho cais Essroc, bem como novos espaços naturalizados abertos que irão reduzir ainda mais a probabilidade de inundações nas Terras do Porto.
As obras vão ter início em meados de 2017 e deverão levar 18 meses para ficar concluídas.
Tory acrescentou que o projeto foi escolhido para ser concluído em primeiro lugar porque os governos federal e provincial queriam iniciativas “autónomas de arranque rápido” que poderiam ser financiados através do Clean Water and Wastewater Fund, avaliado em 1,1 mil milhões de dólares.
A Waterfront Toronto já havia dito que, ao proteger as Terras portuárias de inundações, a cidade pode desbloquear 240 hectares de área para desenvolvimento imobiliário.
Fonte: CP24