ANTÓNIO COSTA CONFIANTE EM DÉFICE ORÇAMENTAL ABAIXO DOS 2,5% ESTE ANO

LusaMilão, Itália, 03 set (Lusa) — O primeiro-ministro, António Costa, afirmou-se hoje confiante que o défice orçamental ficará este ano “abaixo dos 2,5%”, tendo por base a “enorme melhoria” registada no primeiro semestre e os “vários meses” ainda pela frente.

“Temos dados permanentes da execução orçamental e o que demonstram é que estão em linha com aquilo que tínhamos projetado. Portanto estamos confiantes que [o défice] não só ficará claramente abaixo dos 3%, como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia”, afirmou Costa, à margem de uma visita à comitiva de empresas portuguesas que, de sábado a terça-feira, participam na feira de calçado MICAM em Milão, Itália.

Na nota da execução orçamental até julho, a que a agência Lusa teve acesso na sexta-feira, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, no primeiro semestre deste ano, o défice orçamental se tenha situado nos 2,7% do PIB [Produto Interno Bruto], em contas nacionais, uma “melhoria face ao período homólogo”, mas alerta para “pressões orçamentais” no segundo trimestre.