
Cerca de 31 mil milhões de dólares em alimentos são deitados fora anualmente no Canadá. Enquanto isso, mais de 850.000 canadianos recorrem a bancos alimentares para ter uma refeição, incluindo muitas crianças.
Então porque é que boa comida vai para o lixo neste país, enquanto tantos estão a ter dificuldades para alimentar as suas famílias?
Essa é uma pergunta que há muito tem incomodado o defensor da justiça social Tammara Soma. Ela é a responsável do recém-criado Food Sistemas Lab, que visa compreender melhor o desperdício de alimentos e como preveni-lo.
Soma diz que enquanto 31 mil milhões de dólares em desperdício de alimentos pode soar como muito, isso é realmente uma estimativa conservadora.
“O verdadeiro custo do desperdício de alimentos quando se tem em conta a energia que é desperdiçada (para produzir os alimentos), é, na verdade, cerca de 107 mil milhões de dólares por ano”, disse ao Your Morning da CTV, na manhã de sexta-feira.
A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas estima que o custo total dos resíduos alimentares é aproximadamente duas vezes e meia maior do que o “valor nominal” do desperdício de alimentos, por causa do desperdício de água, energia, trabalho, investimento de capital, e mais.
Soma acrescenta que a maioria dos alimentos deitados fora no Canadá – um total de 47 por cento – ocorre em casa.
A pesquisa de Soma levou-a a apelar ao que ela classifica de “uma economia circular” e um “sistema alimentar fechado” para que a comida “desperdiçada” passe pelo processo de compostagem e volte para a terra como nutrientes para que pelo menos isso não seja desperdiçado, mas realmente tenha um uso específico.
Visto que a maioria do desperdício de alimentos está a acontecer em casa, todos os canadianos podem fazer pequenas alterações para ajudar a resolver o problema.
Algumas das recomendações de Soma incluem:
• Faça frequentes e pequenas viagens de compras para evitar comprar demasiado
• Pare de se concentrar em “abastecer”, uma vez que uma grande quantidade de resíduos vem de alimentos guardados que ficam esquecidos
• Usar o congelador para conservar alimentos que estão prestes a ficar em mau estado
• Cozinhar em grandes lotes e congelar as sobras
• Utilizar o liquidificador para desfazer frutas e transformá-las em batidos
• Optar pela compostagem de todas as sobras de alimentos no jardim ou através de programas de compostagem municipais
Fonte: CTV News