SÃO NECESSÁRIAS 32.000 DOAÇÕES DE SANGUE ANTES DO DIA DO TRABALHADOR

(CBS)
(CBS)
(CBS)
(CBS)

Os serviços de sangue do Canadá (CBS, sigla em inglês) dizem que precisam de 32.000 doações antes do Dia do Trabalhador para manter o seu fornecimento a um nível “confortável”.

A organização lançou um apelo urgente na sexta-feira para os canadianos arregaçarem as mangas, depois que o inventário nacional caiu significativamente durante o verão.

“Isso acontece-nos quase todos os verões quando os dadores regulares deixam essa rotina regular”, disse David Patterson, diretor de relações dos dadores na Colúmbia Britânica e região de Yukon, à CTVNews.ca, no domingo.

Embora menos pessoas deem sangue ao longo dos meses de verão, Patterson disse que a procura por sangue permanece constante. Por sua vez, ele afirmou que o CBS precisa recuperar o stock para um nível adequado.
O CBS refere que está em necessidade de todos os tipos de sangue, mas está particularmente à procura de dadores de sangue O-negativo, que é compatível com todos os tipos. As pessoas podem dar sangue em todo o país, visto que o CBS compartilha a sua oferta nacional.

O défice atual aborda também o desafio permanente de uma base de dadores em diminuição.
“Os serviços de sangue estão a perder cerca de 30 por cento dos dadores ao longo dos anos e no Canadá não é diferente”, alertou Patterson.

O CBS tem o objetivo de recrutar 100.000 novos dadores em todo o Canadá no ano que vem. O seu grupo demográfico mais significativo é aquele representado por dadores com mais de 50 anos de idade, mas também está a instalar clínicas nos campuses escolares para inspirar uma nova geração de dadores.

Os canadianos podem marcar uma consulta na sua clínica mais próxima através do site do CBS. Patterson recomenda às pessoas para darem sangue antes do fim de semana prolongado, mas diz que as doações são bem-vindas a qualquer momento uma vez que existe uma necessidade constante de sangue, visto que este só é utilizável durante 42 dias.

Fonte: CTV News