
Com uma comunidade na margem do Lago Simcoe ainda a recuperar de um tornado de baixa categoria que tocou terra quando uma tempestade varreu o sul do Ontário, Dave Phillips, um climatologista sénior da Environment Canada, diz que ainda é cedo para fechar a contabilidade quanto ao número de ocorrências de tornados na região.
O tornado que atingiu Pefferlaw, Ontário, registou ventos com uma intensidade de 150 a 175 km/h. Foi o quinto tornado da temporada e Phillips adiantou que um outro tornado em Ashburn, Ontário, está sob investigação. O Ontário é atingido por 12 tornados por ano, em média.
A temporada de tornados no leste do Canadá começa em maio, e ainda que esta atinja o seu pico no Oeste em julho e agosto. Phillips observou que o Ontário encontra registos de tornados em novembro.
Deverá haver uma menor ocorrência de tornados daqui para frente, mas o “combustível ainda está lá”, alerta Phillips.
Os tornados são mais propensos a se formar em torno da região do Lago Simcoe por causa do ar frio da brisa do lago. A coluna do sul do Ontário, de Windsor a Barrie, é conhecida como o “tornado alley” por este motivo.
Apesar dos perigos (e prejuízos) associados a tornados, a chuva que tem resultado das tempestades de verão tem sido benéfica para a região, a contas com um período de seca moderada a grave.