PLATAFORMA ANTI-PETRÓLEO QUER QUE PM DECLARE CADUCIDADE DE CONTRATOS EM ALJEZUR

Lusa Aljezur, Faro, 13 ago (Lusa) – A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) quer que o primeiro-ministro, António Costa, declare a caducidade dos contratos de prospeção de petróleo ao largo da costa vicentina, 46,5 quilómetros frente a Aljezur, informou hoje o movimento.

A PALP enviou na sexta-feira uma carta ao primeiro-ministro, que também é do conhecimento dos ministérios da Economia e do Mar, a pedir que o executivo socialista não renegoceie os contratos de prospeção na zona do concelho de Aljezur, distrito de Faro, que vigoram até 01 de fevereiro de 2017.

“É este o momento oportuno e possivelmente excecional que se oferece ao Governo para resolver a situação referente às áreas concessionadas ao largo da costa do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, refere a plataforma, num comunicado enviado hoje, após o consórcio liderado pela ENI, que integra a Galp Energia, ter decidido adiar sem data a sondagem de pesquisa do primeiro poço exploratório do consórcio.