

As cidades e vilas devem ter direito a uma parte dos milhares de milhões de dólares em receita esperada uma vez legalizada a marijuana no Canadá, dizem os líderes municipais em todo o Ontário.
Um relatório da CIBC World Markets, lançado no início deste ano, aponta que os governos federal e provincial do Canadá poderiam receber até 5 mil milhões de dólares por ano em receitas fiscais provenientes da venda de marijuana legal.
Certificar-se de que os municípios obtêm a sua parte do dinheiro vai ser o foco de várias palestras em Windsor, Ontário, no próximo mês, quando os membros da Associação de Municípios do Ontário se reunirem para a sua conferência anual no Caesars Windsor.
As vilas e cidades merecem ter mais financiamento, considerando que estas carregam o fardo quando se trata de policiamento e serviços sociais, explicou Gary McNamara, o presidente de Tecumseh e presidente da AMO.
Novos desafios
Legalizar a marijuana só irá adicionar novos desafios aos municípios, disse McNamara à CBC News.
O governo Liberal prometeu legalizar, fiscal e regulamentar a marijuana até à próxima primavera e colocou o MP Bill Blair, o ex-chefe da polícia de Toronto, na liderança da equipa de investigação de um novo modelo regulatório.
Entretanto, McNamara quer ver os municípios incluídos no jogo antes da implementação da legislação.
O primeiro-ministro Justin Trudeau afirma que a legalização da marijuana não vai ser uma vaca de dinheiro, e que todas as receitas serão utilizadas para resolver questões de saúde e vícios públicos.
Fonte: CBC News/com arquivos da Canadian Press