G20 QUER USAR COMÉRCIO PARA APOIAR ECONOMIA E CRITICA TENTAÇÕES PROTECIONISTAS

LusaLisboa, 10 jul (Lusa) — Os ministros do comércio do G20 defenderam hoje um estímulo às trocas internacionais de bens e serviços para ajudar à recuperação da economia e mostraram-se preocupados com o aumento das barreiras comerciais.

“A recuperação económica global está a avançar, mas continua a ser desigual. (…) O comércio e o investimento devem permanecer os principais motores do crescimento global”, disseram, na declaração final, os ministros do Comércio das 20 maiores potencias mundiais, que se reuniram este fim de semana em Xangai.

O ritmo de crescimento do comércio internacional caiu com a crise financeira e é desde 2009 abaixo de 3,0% ao ano, contra a média de mais de 7,0% nas duas décadas anteriores.