SANÇÕES: MOEDAS ESPERA ANÁLISE “INTELIGENTE” A “CONSTATAÇÃO TÉCNICA” DA COMISSÃO

LusaBruxelas, 07 jul (Lusa) — O comissário europeu Carlos Moedas disse hoje esperar que o Conselho analise “com inteligência” a posição hoje adotada pela Comissão Europeia sobre os défices excessivos de Portugal e Espanha, que classificou como mera “constatação técnica”.

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, após o vice-presidente da Comissão responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, e o comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, terem apresentado as apreciações do executivo comunitário, que concluiu que houve ausência de “medidas efetivas” para a correção dos respetivos défices, Carlos Moeda sublinhou que “hoje não se falou de sanções”, o que considera “uma boa notícia para Portugal”.

“Aquilo de que falámos foi uma constatação, de que de 2013 até 2015, em termos do chamado défice nominal e estrutural, não cumprimos, e isso leva a que seja enviada agora ao Conselho essa constatação técnica. Aquilo que a Comissão fez foi uma constatação técnica. A bola está do lado do Conselho, do lado dos ministros, do lado dos países”, apontou.