CANADÁ VAI CONTRATAR 2 NOVOS ASTRONAUTAS

(Chris Hadfield)
(Chris Hadfield)
(Chris Hadfield)
(Chris Hadfield)

O governo federal está prestes a contratar dois novos astronautas, anunciou o ministro da inovação, ciência e desenvolvimento económico.

“Os nossos astronautas têm sido uma fonte de orgulho nacional para o nosso país. Se alguma vez aspirou ir além da fronteira do nosso planeta, agora é a sua oportunidade para tornar esse sonho uma realidade”, disse Navdeep Bains numa conferência de imprensa na sexta-feira no Canada Aviation and Space Museum, em Otava, com dois astronautas do Canadá, Jeremy Hansen e David Saint-Jacques (que se juntaram por videoconferência).

Bains não deu nenhuma indicação de que a próxima classe de astronautas iriam à lua, Marte ou mesmo mais longe do que a órbita terrestre baixa. Ele explicou que eles irão avançar em ciência fundamental e de investigação a bordo da Estação Espacial Internacional.

Os candidatos são convidados a inscrever-se a partir de hoje (ontem) no site da Agência Espacial Canadiana. As inscrições serão aceites até 15 de agosto.

A agência diz que está à procura de candidatos com “uma formação académica em ciência e tecnologia, saúde excelente, e uma vasta gama de qualidades e capacidades extraordinárias”.

Aqueles que passarem a primeira ronda de seleção participarão num “rigoroso processo de seleção” com duração de quase um ano que envolve exames escritos, entrevistas e uma bateria de testes de aptidão física e mental.

A última vez que o Canadá contratou novos astronautas foi em 2009, quando escolheu Saint-Jacques de Quebec City e Hansen de London, Ontário. Ambos têm feito formação desde então, mas nenhum dos dois voou para o espaço.

O governo anunciou em maio que St-Jacques, 46, foi reservado para um foguetão russo Soyuz que descola para a Estação Espacial Internacional em novembro de 2018. Hansen, 40, espera-se, deverá voar para o espaço até 2024.

A NASA também fez um recrutamento recente para astronautas. A agência espacial dos EUA indicou que recebeu um recorde de 18.300 inscrições, mais do dobro do recorde anterior, de 8.000 para a primeira classe de astronautas do foguetão espacial em 1978.

Fonte: CBC News