

Catorze estudantes do ensino secundário de todo o país reuniram-se na McMaster University em Hamilton, Ontário, no dia 28 de maio para competir no CIHR Canadian National Brain Bee. Focados em neurociência e neuroanatomia, os adolescentes lutaram pela distinção de ser coroado o “Best Brain” (Melhor Cérebro) do Canadá.
“Todos na competição foram muito bons e amigos”, disse humildemente Nooran AbuMazen, a vencedora do primeiro lugar, em declarações à CTVNews.ca na quarta-feira. “Estou muito orgulhosa pelo que todos conseguiram.”
A jovem estudante de 17 anos de idade, do Grau 12, que está apenas a algumas semanas de distância de se formar no Waterloo Collegiate Institute, planeia estudar ciências da vida na Universidade de Waterloo este outono. Ela sonha em se tornar uma médica.
Os três vencedores receberam troféus e bolsas de estudo no valor de 1.500, 1.000, e 500 dólares, respetivamente. AbuMazen terá a oportunidade de trabalhar como estagiária de verão num laboratório de neurociência e ela também irá representar o Canadá no campeonato Internacional Brain Bee em Copenhaga, Dinamarca, entre 30 de junho e 4 de julho.
Stephanie Swanson de Guelph terminou em segundo lugar e Ling Yang, de Otava, ficou em terceiro. Todos os 14 concorrentes haviam vencido anteriormente competições locais “brain bee”. Os tópicos incluíram de tudo, desde a perceção de emoção à doença cerebral.
Fonte: CTV News
