PROVÍNCIA RECEBE ORDEM PARA DIVULGAR NOMES DOS MÉDICOS E FATURAÇÃO AO OHIP

(CBC)
(CBC)
(CBC)
(CBC)

Os residentes do Ontário poderão em breve saber o quanto os seus médicos estão a cobrar anualmente ao plano de saúde da província.
Um juiz da Information and Privacy Commission da província ordenou ao governo para divulgar os nomes dos médicos e os montantes que eles cobraram ao Ontario Health Insurance Plan (OHIP).
O governo poderia apelar da decisão no tribunal, mas a primeira ministra Kathleen Wynne está a sinalizar que o governo não vai fazer isso.
Esta é uma mudança de tom para o governo do Ontário. A província tem até agora se recusado a conceder a liberdade de pedidos de informação pelos meios de comunicação que procuram listas dos médicos que enviam as faturas mais elevadas.
A Ontario Medical Association (OMA) opõe-se à divulgação das faturações dos médicos e poderá buscar uma revisão judicial da decisão, potencialmente retardando ou interrompendo a divulgação.
A decisão acontece no meio das duras negociações entre o governo e a OMA relativamente aos honorários pagos aos médicos.
O Ontário divulga anualmente os salários de todos os trabalhadores do setor público que recebem mais de 100.000 dólares, no que é conhecido como a “Sunshine List”. Os salários da pequena minoria de médicos que estão a receber salário em hospitais públicos são divulgados na lista, mas os médicos que enviam cobrança ao OHIP numa base de taxa de serviço estão isentos.
Os pagamentos do governo para as empresas para contratos no valor de mais de 10.000 dólares, também são revelados anualmente nas contas públicas. Mas os pagamentos aos médicos não são revelados nessa lista.
O total de faturação anual dos médicos na Colúmbia Britânica e Manitoba é tornado público.
Fonte: CBC News