LIBERAIS DO ONTÁRIO REVEEM PROJEÇÃO DE 1,9 MIL MILHÕES DE DÓLARES COM COMÉRCIO DE EMISSÕES

WynneA primeira ministra do Ontário Kathleen Wynne diz que o seu governo Liberal pode ter que baixar as suas expectativas relativamente ao montante de dinheiro que o seu plano de comércio de emissões trará.
A província esperava inicialmente arrecadar cerca de 1,9 mil milhões de dólares com o plano. Quebec e a Califórnia, já membros do regime – o Ontário irá juntar-se no próximo ano -, venderam apenas cerca de 11 por cento das suas licenças de emissão no mês passado. Isso foi amplamente visto como um resultado dececionante.
“É um mercado. Sabemos que haverá altos e baixos no mercado”, disse Wynne a Chris Hall, durante o programa The House da CBC Radio.
Ao abrigo de um sistema de comércio de emissões, o governo estabelece um limite para a quantidade total de emissões de carbono permitidas e emite licenças para as empresas, permitindo-lhes queimar uma quantidade definida. Se estas excederem essa quantidade, terão que comprar licenças adicionais, seja do governo ou de empresas que reduziram as suas emissões.
O governo prometeu que a receita com o comércio de emissões, não importa o quanto seja, será investida em iniciativas para reduzir gases de efeito estufa, incluindo os investimentos em transporte público, tecnologia limpa e requalificação de casas e empresas para uma melhor eficiência energética.
O grande plano de alterações climáticas da província será lançado “muito em breve”, acrescentou Wynne.
Fonte: CBC News