LUSO-CANADIANO AUGUSTO PINHO RECEBE PRÉMIO “FAZ – EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2016”

FAZO Prémio FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa 2016 foi atribuído a Augusto Pinho, empresário Luso-Canadiano residente em Toronto desde 1974, que detém uma empresa de transformação alimentar – “Direct Poultry, Inc”.

O prémio foi atribuído no dia 3 de junho, pelo Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, atribuído com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e da COTEC Portugal, tem como objetivo central o de premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respetivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efetiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respetivos países de acolhimento.

O convite para realizar a candidatura e a elaboração da mesma foi da responsabilidade do Representante do Banco BPI em Toronto – Marco Figueiredo, entidade parceira da COTEC e do prémio em questão.

Segundo palavras do próprio, “o objetivo do Banco BPI na divulgação deste prémio insere-se no trabalho de divulgação do sucesso empresarial dos emigrantes portugueses espalhados pelo Mundo, junto dos quais nos afirmamos como um dos bancos mais sólidos em Portugal”.

Neste caso específico do Canadá, vários convites foram endereçados a empresários de relevo da comunidade portuguesa no Ontário, independentemente da sua ligação a aquela entidade bancária, e face à qualidade apresentada, Marco Figueiredo sentiu que este poderia ser o ano de consagração de um empresário Luso-Canadiano.

“Com muito gosto endereço os parabéns, em meu nome pessoal e em nome do Banco BPI, ao Sr. Augusto Pinho e a toda a sua família, por esta distinção magnífica, que é o espelho de uma comunidade bem inserida, trabalhadora, bem sucedida e que contribui para o desenvolvimento deste grande país.”

No Canadá desde 1974, Augusto Pinho criou a sua primeira empresa em 1988 – “York Chicken Wholesale”, conjuntamente com o seu cunhado, que distribui frango junto dos restaurantes portugueses. Tinha 18 anos de idade.

Em 1993, optou pela venda dos seus 50% na “York Chicken Wholesale” ao seu cunhado e sócio, tendo ingressado na “Maple Foods”, um dos gigantes do segmento alimentar no ramo das carnes.

Em finais de 2004, cria a empresa “Direct Poultry”, situada em Toronto, com um quadro de 20 colaboradores e no mesmo segmento de negócio que tão bem conhecia. Atinge o pico da faturação em 2013, com 120 milhões de dólares canadianos e um quadro de pessoal de 200 trabalhadores divididos em 3 unidades industriais, após as aquisições concretizadas em 2008 e 2012.

Em termos de clientes, é parceiro das maiores cadeias de distribuição alimentar a operar no Canadá, não tendo deixado de fornecer os pequenos restaurantes e churrasqueiras, com os quais começou a dar os primeiros passos neste seu crescimento empresarial.

A empresa “Direct Poultry” foi referenciada como candidata ao prémio “Food in Canada’s Annual Leadership Awards – 2015”, que assume os seguintes pressupostos de análise: crescimento empresarial, inovação, ambiente / sustentabilidade, liderança industrial / comunitária, saúde e bem-estar.