
Mais de 50 pessoas foram presas em associação com um gangue de rua que se acredita estar por trás de pelo menos três assassinatos separados no centro de Toronto.
Durante uma conferência de imprensa na sexta-feira de manhã, o chefe de polícia Mark Saunders disse que, como resultado de 43 mandados de busca executados em toda a GTA e Montreal na quinta-feira, foram detidas 32 pessoas.
No total, 53 pessoas foram presas como parte da investigação, apelidada de “Project Sizzle” A polícia apreendeu uma série de armas de fogo durante as rusgas policiais associadas ao ‘Project Sizzle’, que tiveram lugar na quinta-feira, 2 de junho, 2016.
Segundo a polícia, foram apreendidas 17 armas de fogo, 45.000 dólares em dinheiro, quatro veículos de luxo, incluindo uma Mercedes G-Wagon e pelo menos um colete à prova de balas, durante o tempo de execução das rusgas.
Mais de 600 policiais de toda a GTA, incluindo membros da RCMP e da OPP, participaram nas rusgas.
De acordo com o Inspetor Brian Bott, as rusgas policiais tiveram como alvo um gangue de rua chamado de “Heart of a King”. Bott disse que o grupo se originou a partir de outro grupo com sede em Halifax conhecido como “North Preston’s Finest”.
Os suspeitos, alegadamente participantes no gangue Heart of a King, têm supostamente laços familiares com Halifax.
A polícia deu a saber que quatro suspeitos envolvidos no assassinato de Charles Shillingford, de 25 anos de idade, em outubro de 2015, estão ligados ao gangue de rua visado nas rusgas de quinta-feira.
Os suspeitos detidos em resultado do Project Sizzle enfrentam um total de 285 acusações.
Saunders adiantou que a polícia apreendeu 367 armas de fogo desde o início do ano. As armas de fogo apreendidas no Project Sizzle também passaram por análise forense e balística, a fim de determinar se estas estão ligadas a crimes anteriores.
Embora se acredite que o grupo tenha estado ativo em Toronto desde 2010, Saunders disse que está confiante que a polícia “erradicou” o gangue com uma série de prisões feitas desde janeiro.
A polícia também acredita que os membros do gangue Heart of a King frequentavam muitas vezes bares e clubes de strip no centro de Toronto.
Fonte: CTV Toronto
