

O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou na sexta-feira que a presidente do Comité Olímpico Canadiano (COC), Tricia Smith, foi nomeada para servir como membro do COI. Se eleita, ela exercerá funções ao lado de dois outros canadianos, a cinco vezes medalhista olímpica Hayley Wickenheiser e o antigo membro do COI, Richard Pound.
A votação final terá lugar em agosto na reunião-Sessão do COI no Rio de Janeiro. Smith é um dos oito candidatos cujas candidaturas foram anunciadas ontem em Lausanne.
”É uma honra inesperada ser indicada para servir como membro do Comité Olímpico Internacional”, disse Tricia Smith. “Eu acredito muito fortemente em tudo o que é positivo sobre os Jogos Olímpicos e os ideais olímpicos e, ao mesmo tempo, compreender plenamente os desafios que o Movimento Olímpico tem enfrentado e está a enfrentar.”
Tricia Smith, uma advogada e empresária sediada em Vancouver, teve uma carreira de sucesso e multifacetada no desporto. Quatro vezes campeã olímpica no remo, Smith conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Ela também venceu sete medalhas no campeonato do mundo, bem como uma medalha de ouro nos Jogos da Commonwealth (1986).
Smith foi eleita a presidente do Comité Olímpico Canadiano em novembro de 2015. Ela também serve como vice-presidente da Federação Mundial de Remo.
