VEREADOR DE TORONTO DIZ QUE MARIJUANA RECREATIVA PRECISA DE NOVAS REGRAS FEDERAIS

Joe Cressy, vereador de Toronto para o Bairro 20. (CBC)
Joe Cressy, vereador de Toronto para o Bairro 20. (CBC)
Joe Cressy, vereador de Toronto para o Bairro 20. (CBC)
Joe Cressy, vereador de Toronto para o Bairro 20. (CBC)

Um vereador de Toronto está a pedir ao governo de Trudeau para introduzir um novo quadro regulamentar federal que clarifique as regras de marijuana recreativa no Canadá, porque as cidades estão num “limbo legislativo”, numa altura em que tentam lidar com os dispensários de marijuana.
“Quando se trata de lei federal sobre esta questão, o governo federal precisa agir”, disse ao Metro Morning, Joe Cressy, vereador para o Bairro 20 e presidente do Toronto Drug Strategy Implementation Panel.
A polícia de Toronto fez rusgas em 43 dispensários de marijuana em toda a cidade na passada quinta-feira. A polícia disse que os dispensários estavam a operar ilegalmente.
A polícia prendeu 90 pessoas, formalizou 186 acusações de posse para fins de tráfico e 71 acusações de lucros com o crime. Cerca de 270 quilos de marijuana seca, entre outros produtos, foram apreendidos.
Na segunda-feira, o Toronto Board of Health iria considerar um relatório da Saúde Pública de Toronto, que recomenda uma “abordagem de saúde pública” para a regulação da marijuana recreativa. O relatório, que inclui uma série de recomendações, descreve como a marijuana recreativa poderia ser regulada pelo governo federal.
Cressy defendeu que se a administração apoiar o relatório, a cidade recomendaria esta abordagem ao governo federal.
Ele observou que um novo quadro regulatório federal deve considerar questões como o conteúdo da cannabis, acesso, distribuição, adequação da idade, marketing, preços e usos medicinais contra usos recreativos da marijuana. A ideia é a de considerar os efeitos nocivos da marijuana, evitando as consequências da criminalização.
Cressy adiantou que vai apresentar uma moção a pedir uma “orientação imediata” do governo federal.
O vereador recusou-se a dizer se ele concordava com as rusgas policiais, mas sublinhou que a marijuana deve ser descriminalizada.
Em comunicado, o Dr. David McKeown, Diretor-Médico da Saúde de Toronto, afirmou que o governo federal pode regular a marijuana da mesma maneira que regula o álcool e o tabaco.
Fonte: CBC News