STEPHEN HARPER VAI RENUNCIAR AO CARGO DE DEPUTADO FEDERAL ANTES DO OUTONO

harperO ex-primeiro-ministro Stephen Harper vai deixar o cargo como um deputado federal antes do regresso do Parlamento no outono, mas não há planos para anunciar uma data neste fim de semana, disseram fontes à CTV News.

O Partido Conservador realiza a sua convenção em Vancouver neste fim de semana, a primeira desde a derrota na eleição para os Liberais. Harper irá abordar a convenção, a qual deverá aproveitar para comemorar o seu tempo no poder e contribuição para a política do partido Conservador.

O deputado conservador, que não evitou a derrota do partido na eleição do passado dia 19 de outubro de 2015, está a planear assumir a vida como um intelectual público. Harper não fez nenhuma entrevista desde a eleição e nem sequer tem falado na Câmara dos Comuns, levando a uma maior procura para ouvir o homem que foi primeiro-ministro durante quase uma década.

Ray Novak, o ex-chefe de gabinete de Harper, e Jeremy Hunt, ex-assistente executivo e assessor de Harper, deverão acompanhá-lo no próximo cargo.

O Globe and Mail noticiou na quarta-feira que Harper não estaria de volta na Câmara em setembro.

De acordo com uma fonte do partido, Harper deverá falar por apenas cinco a sete minutos, num discurso que se prevê que seja humilde e pessoal. O seu objetivo era participar na convenção sem falar, indicou a fonte, mas a líder interina do partido Conservador, Rona Ambrose, pediu-lhe para fazer um discurso.

Fonte: CTV News