DIREITA “PREPARA GOLPE DE ESTADO” NA VENEZUELA COM POSSÍVEL “INTERVENÇÃO EXTERNA” — DEPUTADO BOLIVARIANO

LusaLisboa, 18 mai (Lusa) — O ex-vice-presidente do parlamento da Venezuela Darío Vivas, apoiante do Presidente Nicolás Maduro, disse em entrevista à Lusa que a direita está a “preparar um golpe de Estado” no país, incluindo uma possível “intervenção externa”.

“Consideramos que a direita está a planear e a trabalhar não para que exista um referendo ou uma saída democrática, estão antes a preparar um golpe de Estado. Um golpe de Estado promovido pela própria direita, ou através de uma intervenção direita de fora para o interior do país. Por parte do Governo dos Estados Unidos ou de qualquer outra força”, referiu em entrevista à Lusa no parlamento em Lisboa, à margem da Assembleia parlamentar Euro-Latino-Americana que hoje termina.

Na perspetiva no coordenador do Bloque da la Patria Parlatino e apoiante do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder) e da revolução bolivariana, o estado de exceção e de emergência económica, imposto no país e recentemente prolongado pelo Presidente Maduro, não tem qualquer relação com o referendo revogatório que a oposição pretende convocar para destituir o sucessor de Hugo Chávez.