BANQUEIROS AFASTAM-SE DA CRIAÇÃO DE ‘BANCO MAU’ PARA LIMPAR CRÉDITO MALPARADO

LusaLisboa, 17 mai (lusa) – Os presidentes de alguns dos principais bancos a operar em Portugal afastaram-se hoje da criação de um veículo para ‘limpar’ o balanço dos bancos do crédito malparado, na conferência que debateu em Lisboa o futuro da banca.

“O ‘banco mau’ para nós não é necessário”, disse o presidente do Santander Totta, Vieira Monteiro, afirmando que o banco que dirige tem o crédito malparado bem provisionado e que consegue vender “no mercado” esses ativos mais problemáticos que detém.

Já o presidente do BPI, apesar de ter falado do ‘banco mau’ diretamente, também se afastou desse veículo cuja criação tem sido tão falada, afirmando desde logo que não gosta “de fazer parte do sistema, o BPI não é o sistema”.