CERCA DE 1,5 MIL MILHÕES DE DÓLARES FORAM GASTOS EM PRODUÇÕES DE CINEMA E TV EM TORONTO EM 2015

O presidente John Tory fala no Cinespace Studio
O presidente John Tory fala no Cinespace Studio
O presidente John Tory fala no Cinespace Studio
O presidente John Tory fala no Cinespace Studio

O ano passado, foi o ano mais movimentado em registo para a indústria de cinema e televisão de Toronto, mas o presidente John Tory diz que existe a “capacidade para fazer mais” e promete trabalhar para tornar possível o crescimento contínuo do negócio.

Em 2015, foi gasto um total de 1,5 mil milhões de dólares em produções em Toronto, superando a marca anterior de 1,23 mil milhões de dólares (2014), em 26 por cento. Houve também um novo recorde para o número de dias de filmagens (no local) com 6.680 em 2015. A indústria também não mostra sinais de abrandar em 2016.

Até ao momento, Tory disse que os estúdios baseados em Los-Angeles planearam mais de 800 milhões de dólares em produções na cidade este ano, com um grupo de produções nacionais a poder adicionar esse total.

A indústria do cinema e da televisão emprega atualmente cerca de 30.000 pessoas em Toronto. Tory, no entanto, disse que os líderes municipais devem fazer tudo o que podem para apoiar o crescimento contínuo da indústria.

Como parte dos seus esforços para continuar a fazer crescer a indústria do cinema e da televisão, Tory revelou um plano de quatro pontos, que foi preparado pela equipa após uma missão comercial, em fevereiro, a Los Angeles.

Os grandes princípios desse plano são os seguintes:
• Encontrar mais espaço para produções, identificando áreas de propriedade municipal e outros ativos que poderiam ser usados como instalações de estúdio
• O lançamento de uma campanha de envolvimento da comunidade para promover uma forte compreensão e boa vontade entre os moradores para produções de estúdio que operam nos seus bairros.
• A criação de mais postos de trabalho com formação especializada (equipa de filmagem), trabalhando com alianças sindicais e instituições educacionais para elevar o nível de especialização da força de trabalho de Toronto.
• Estabelecer um grupo de trabalho para fornecer apoio consistente e simplificado para a indústria do cinema e da televisão e reduzir a burocracia.

Fonte: CP24