CARDEAL PATRIARCA QUER DISCUSSÃO ALARGADA SOBRE LIBERDADE DE ESCOLHA NO ENSINO

LusaFátima, Santarém, 12 mar (Lusa) — O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse hoje, em Fátima, que este pode ser o momento para se debater a liberdade de escolha no ensino, após o debate que tem sido feito a propósito dos contratos de associação.

“O papa é claríssimo sobre o direito e a responsabilidade dos pais, inalienável, diz ele, na educação dos filhos e na escolha do tipo de ensino para os filhos. E que o Estado deve ser subsidiário desse direito dos pais. E este ponto, que o papa vinca tão fortemente, é que é o principal”, disse Manuel Clemente, na conferência de imprensa que antecede a abertura oficial da peregrinação internacional de maio, 99 anos após as aparições.

Manuel Clemente disse ainda que o serviço público é também prestado por escolas que não são do Estado e explicou que a questão dos contratos de associação, que está em revisão pelo Governo, o preocupa.