MINISTRO DA DEFESA DIZ QUE NOVO NAVIO PATRULHA DA MARINHA VISA MELHORAR FISCALIZAÇÃO EM ÁGUAS PORTUGUESAS

Lusa Almada, Setúbal, 05 mai (Lusa) – O ministro da Defesa afirmou hoje em Almada que a passagem ao estado de armamento do navio patrulha NRP Tejo se insere no esforço de modernização da Marinha, para garantir a “fiscalização e a soberania nacional” em águas portuguesas.

“É um passo significativo no caminho, nem sempre fácil, de modernização das Forças Armadas” e “um reforço muito importante, ainda que de forma indireta, do exercício da nossa soberania territorial e da nossa jurisdição”, disse Azeredo Lopes na cerimónia que decorreu na Base Naval do Alfeite, em Almada.

“Portugal tem uma relação muito especial com o mar, pela circunstância, quer da nossa história quer da nossa implantação territorial, mas a verdade é que essa relação com o mar fica sempre incompleta se não puder ser exercida a nossa soberania e a nossa jurisdição. E isso faz-se com meios, faz-se com navios desta natureza, com uma capacidade plural, variada, mas onde a dimensão de fiscalização e patrulhamento é uma componente essencial”, acrescentou.