

Há doentes de cancro que pagam indevidamente as taxas moderadoras, quando têm direito à isenção do pagamento. As queixas chegaram à Liga Portuguesa Contra o Cancro, afirmou ao Correio da Manhã Vítor Veloso, secretário geral da instituição.
“Recebemos muitas queixas de doentes oncológicos que pagam as taxas apesar das promessas dos governantes de que estariam isentos”, disse Vítor Veloso acrescentando que a Liga já transmitiu o problema ao Ministério da Saúde.
A mesma denúncia foi feita ontem pelo ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, no congresso ‘SNS – Património de Todos’, que termina hoje em Lisboa.
“Há serviços públicos de saúde que estão a cobrar taxas moderadoras aos doentes oncológicos nas consultas e tratamentos específicos da própria doença e que são marcados pelo médico que os segue”, afirmou António Arnaut.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, esclareceu posteriormente que as taxas moderadoras cobradas indevidamente serão devolvidas. “O doente que recebe cuidados oncológicos está isento.Só terá de pagar taxas se tiver outra prestação de cuidados e não tiver a testado de incapacidade”, afirmou.