PELO MENOS 13 MORTOS E MAIS DE 1000 FERIDOS EM NOVO SISMO NO SUDOESTE DO JAPÃO

LusaTóquio, 16 abr (Lusa) — Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas na sequência do forte sismo que sacudiu o sudoeste do Japão, informou hoje a televisão pública NHK.

O tremor de terra, ocorrido às 01:25 de sábado (16:25 de sexta-feira em Lisboa), obrigou a ativar o alerta de ‘tsunami’ em parte da costa oeste da ilha de Kyushu, levantado aproximadamente uma hora depois.

O sismo — de magnitude 7,1 segundo a Agência Meteorológica do Japão e de 7,0 segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) –, seguido de réplicas menos intensas, figura como o mais forte de uma série de mais de 100 que sacudiram a ilha de Kyushu, particularmente a cidade de Kumamoto, desde quinta-feira à noite.