MINISTRO DAS FINANÇAS DE ANGOLA EM WASHINGTON PARA NEGOCIAR PLANO

LusaLuanda, 11 abr (Lusa) – O ministro das Finanças de Angola, Armando Manuel, lidera a comitiva governamental angolana que a partir de terça-feira inicia em Washington as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

A informação consta de um comunicado enviado hoje à Lusa pelo Ministério das Finanças, anunciando estas reuniões, que decorrem até 17 de abril. Os encontros acontecem uma semana depois de Angola ter solicitado o apoio do FMI para um programa complementar à estratégia de “Saída da Crise”, um programa governamental voltado “para a diversificação da economia nacional, tendo em conta a queda prolongada dos preços do petróleo no mercado internacional”.

“Angola e FMI esperam iniciar durante as reuniões de primavera, discussões com vista a definir medidas de política económica a serem tomadas no quadro dos requisitos do Programa de Financiamento Ampliado [Extended Fund Facility – EFF], com forte foco em reformas para remover ineficiências, manter a estabilidade macroeconómica financeira, estimular o potencial económico do setor privado e reduzir a dependência do setor petrolífero”, refere o Ministério das Finanças.