JUSTIN TRUDEAU DIZ QUE IDADE DE ELEGIBILIDADE PARA OAS VAI SER RESTAURADA PARA 65

Trudeau

TrudeauO orçamento da próxima semana irá lançar as bases para o crescimento económico a longo prazo, investindo em projetos de infraestrutura “pouco atraentes”, mas muito necessários, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau na quinta-feira.
Durante um encontro na Bloomberg TV em Nova Iorque, Trudeau confirmou também que o plano de despesas federais irá restaurar a elegibilidade para a Old Age Security (OAS) de 67 para 65 anos de idade.

Trudeau apelidou a decisão do ex-primeiro-ministro Stephen Harper de introduzir gradualmente um aumento de dois anos na idade da reforma uma “solução simplista para um problema complexo que não iria funcionar”.
Dar resposta a uma mudança demográfica para uma população envelhecida vai exigir uma ampla estratégia que inclua a promoção de estilos de vida e atividade saudáveis para a criação de ligações entre mentores mais idosos, mas mais experientes, e os jovens canadianos, disse Trudeau.

O plano conservador para aumentar a idade para 67 não deveria arrancar antes de 2023. Investimento em vez de austeridade Trudeau explicou que o plano liberal para fazer crescer a economia rejeita a tendência “austeridade” e baseia-se na premissa de que o governo tem um papel a desempenhar para estimular a economia. Esse plano é muito diferente do plano de estímulo maciço do governo conservador que respondeu à recessão de 2008-2009.

Ele sublinhou que a economia em transformação – com um colapso dos preços do petróleo e uma resposta às alterações climáticas – deve ser vista não apenas como um desafio, mas uma oportunidade.
Trudeau tinha previsto um encontro com o presidente e CEO da Thomson Reuters, participando, em seguida, numa mesa redonda com líderes empresariais femininas canadianas.

Na noite anterior, Trudeau foi homenageado num jantar de gala pela organização sem fins lucrativos Catalyst pelos seus esforços para promover a igualdade de género.

Fonte: CBC News