

O governo federal anunciou que vai financiar duas iniciativas destinadas a ajudar a comemorar o 150º aniversário da Confederação em 2017.
Falando em Toronto na segunda-feira, a ministra para o Património canadiano Melanie Joly disse que o governo vai contribuir com 7,5 milhões de dólares para uma iniciativa de música especial que vai ver a Orquestra Sinfónica de Toronto (TSO) estabelecer uma parceria com outras orquestras em todo o país. A TSO também irá trabalhar com músicos, compositores, artistas e parceiros da indústria de música locais para produzir novos clássicos da música.
Além da TSO, o filantropo canadiano e ex-CEO da Research in Motion Jim Balsillie e o rapper Kardinal Offishall também irão trabalhar no projeto, que se destina a ajudar a promover a próxima geração de talento musical canadiano.
Joly acrescentou que o governo também vai contribuir com 10 milhões de dólares para um fundo que irá fornecer micro-subsídios para vários projetos comunitários em todo o país. O setor privado e as organizações não governamentais também vão contribuir para o Fundo Comunitário, adiantou Joly.
As celebrações e projetos Canadá 150 são uma oportunidade para deixar uma marca duradoura nas futuras gerações de canadianos, sublinhou a ministra. Eles também são feitos para ajudar a envolver a juventude, celebrar a diversidade, trabalhar para a reconciliação com as comunidades indígenas do país, e promover a gestão ambiental.
Balsillie disse que os vários projetos Canadá 150 também contribuirão para a construção de uma nova economia canadiana inovadora.
Fonte: CTV News
