GASTO MÉDIO POR TURISTA NO PORTO E NORTE MANTÉM-SE NOS 68 EUROS/NOITE EM 2015

LusaPorto, 11 mar (Lusa) — O gasto médio de cada turista que em 2015 visitou o Porto e o Norte manteve-se nos 68 euros/noite, sendo os norte-americanos e brasileiros os que mais gastam e permanecem na região, segundo um estudo hoje divulgado.

De acordo com as conclusões do trabalho – desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto — os turistas norte-americanos tiveram no ano passado um consumo médio por pessoa/noite de 122 euros, seguindo-se os brasileiros e os italianos.

Pelo contrário, os turistas luxemburgueses, suíços, belgas e franceses apresentaram os consumos unitários mais baixos, apesar de serem dos mercados com maior duração da estada, o que é atribuído ao “elevado peso” do segmento de visita a familiares/amigos nestes quatro mercados.