PR/10 ANOS: CAVACO, OS CONSENSOS FALHADOS, A TROIKA E O 1.º GOVERNO “DE ESQUERDAS”

LusaLisboa, 05 mar (Lusa) – Cooperação e deslealdade, escutas, demissões, resgate, austeridade e sacrifícios, consensos falhados, de tudo isto foram feitos os dez anos da Presidência de Cavaco Silva, que deixa Belém depois de dar posse a um Governo em que parecia não acreditar.

A 09 de março de 2006, quando entrou em Belém, Cavaco Silva elogiava o “espírito reformista” do então primeiro-ministro, a quem prometia uma “cooperação leal e frutuosa”. Sócrates agradecia o “comportamento absolutamente impecável da Presidência da República”.

Um ano depois, Cavaco já falava em insatisfação com os resultados na economia, educação e justiça, mas o primeiro ‘braço-de-ferro’ Belém/São Bento estava para acontecer com a polémica do Estatuto dos Açores, que valeu um duplo veto presidencial.