DEVEM OS CANADIANOS PAGAR UM IMPOSTO SOBRE O AÇÚCAR EM ALIMENTOS E BEBIDAS?

taxCom os defensores da saúde a incentivar o Canadá a adotar um imposto sobre o açúcar, os críticos dizem que tal decisão iria injustamente tomar como alvo algumas empresas e não necessariamente estimular uma queda nas taxas de obesidade.
Um grupo de nutricionistas canadianos está a pedir para o governo cobrar um imposto de 20 por cento em alimentos e bebidas com adição de açúcar. Recentes relatórios da Estatísticas Canadá sugerem que cerca de um em cada cinco adultos canadianos são obesos.
“A maioria do açúcar é proveniente de bebidas açúcaradas. Portanto, é um ponto para nós começarmos em termos de redução do consumo”, disse Kate Comeau, uma nutricionista e porta-voz dos Dietistas do Canadá.
A ideia vem do México, onde mais de 70 por cento dos adultos estão acima do peso ou obesos. Numa tentativa de conter a crise de saúde, o governo mexicano aplicou um imposto de 10 por cento em alimentos açucarados em 2014.
Um ano mais tarde, as vendas dos produtos tributados caíram 12 por cento, de acordo com um estudo. O México também viu um aumento geral no consumo de água, um indicador de que “é realmente positivo em termos de prevenção de doenças crónicas”, salientou Comeau.
A Índia, o Reino Unido e as Filipinas têm considerado adotar uma política similar. O Reino Unido, em particular, tem lutado com a obesidade, com um relatório a sugerir que 66 por cento dos homens e 57 por cento das mulheres com idade superior a 20 são obesos.
Mas os críticos referem que, enquanto as vendas no México baixaram, ainda tem que haver um estudo que faça uma ligação definitiva entre o imposto de açúcar do país e uma queda nas taxas de obesidade.
Um estudo descobriu que o imposto do México só reduziu cerca de seis calorias por habitante por dia. (o México tem uma população de cerca de 122 milhões.)
Algumas empresas defendem que é injusto culpar um determinado produto para as taxas de obesidade, que também poderia estar ligada aos níveis de inatividade ou porções maiores.
Algumas empresas de bebidas têm feito esforços para reduzir os níveis de açúcar ao longo dos anos.
“A indústria de bebidas como um todo também reduziu a quantidade de calorias que os canadianos consomem em cerca de 20 por cento nos últimos 10 anos”, disse Jim Goetz, presidente da Associação Canadiana de bebidas.
O consumo de elevados níveis de açúcar tem sido associado a diabetes, doença cardiovascular e doenças relacionadas com o peso.

Fonte: CTV News
Com um arquivo de Avis Favaro, médica-especialista da CTV