
O Ontário liderou o Canadá na criação de empregos em janeiro, somando um total líquido de 19.800 postos de trabalho, a maioria deles em tempo integral, mas ainda há “pontos teimosos” na província onde o trabalho continua a ser escasso.
Apesar dos ganhos, a taxa de desemprego do Ontário, no mês passado manteve-se estável em 6,7 por cento, abaixo da média canadiana de 7,2 por cento.
“A maioria dos postos de trabalho criados no Ontário são em tempo integral, empregos bem pagos”, disse o ministro das Finanças, Charles Sousa. “Muitos dos setores da economia que estão a crescer são de ponta, altamente qualificados, áreas mais técnicas, como bio-tech, tecnologia limpa, processamento agroalimentar e serviços financeiros.”
A taxa de desemprego em Windsor continua a ser a mais alta de qualquer grande cidade no Canadá em 9,3 por cento, abaixo de 9,7 por cento em dezembro, enquanto a taxa em St. Catharines-Niagara e Sudbury aumentou para 8,6 por cento.
Os Novos Democratas foram “cautelosamente otimistas” sobre os números globais de emprego, mas disseram que o desemprego aumentou em oito cidades do Ontário e o desemprego dos jovens continua a ser mais elevado do que no resto do país.
Por seu lado, os Conservadores disseram que as pessoas em muitas partes da província não têm confiança que venham a ser capazes de encontrar um bom trabalho.
Tanto os Tories, como o NDP, citaram um relatório da Câmara do Comércio mostrando que apenas 30 por cento das empresas do Ontário têm confiança na capacidade do governo Liberal para lidar com a economia.
Fonte: Canadian Press