CANADA REVENUE AGENCY ALERTA CONTRIBUINTES SOBRE ESQUEMA DESONESTO

THE CANADIAN PRESS IMAGES/Matthew Usherwood
THE CANADIAN PRESS IMAGES/Matthew Usherwood
THE CANADIAN PRESS IMAGES/Matthew Usherwood
THE CANADIAN PRESS IMAGES/Matthew Usherwood

A Agência Tributária do Canadá está a alertar os contribuintes para não serem vítimas do que se tornou uma esquema desonesto popular e agressivo, resultando em milhões de dólares que estão a ser roubados.
Representantes de várias agências de aplicação da lei, bancos e companhias de seguros reuniram-se na quinta-feira na sede da CRA no centro de Toronto para enviar uma mensagem clara durante o período de entrega de declarações de IRS que, se o telefone tocar, os contribuintes devem estar vigilantes.
Estima-se que nove em cada 10 canadianos foram enganados através de telefone, e-mail ou pessoalmente.
Em muitos casos, as pessoas estão a receber chamadas para sua casa por alguém que diz ser um agente da CRA. Eles notificam o residente que está prestes a ser levado a tribunal ou que a polícia está prestes a bater à sua porta para o prender caso não pague imediatamente milhares de dólares devidos em impostos.
Um falso agente fiscal apareceu, inclusive, em casas exigindo o pagamento como parte da farsa.
Em novembro do ano passado, foi dito à CityNews que o Serviço de Polícia de Toronto recebeu mais de 1.500 reclamações relacionadas com o esquema CRA em 2015.
A proliferação desses golpes resultou em que as forças policiais do Ontário, e até mesmo dos Estados Unidos, estejam a trabalhar em conjunto para tentar impedir os indivíduos por trás do esquema.
Recentemente, a polícia de Toronto formalizou nove cusações em ligação com um esquema relacionado com o imposto de rendimento que resultou em vítimas em ambas as províncias do Ontário e Alberta.
Abhi Thakkar, de 20 anos de idade, sem endereço fixo, foi acusado de fraude de 5.000 dólares, posse de bens obtidos pelo crime, e de lavagem do dinheiro do crime.
A CRA diz que os seus agentes nunca pedem para se encontrar num lugar público para receber o pagamento, nem eles pedem cartões de crédito, cartões de presente ou transferências bancárias.
Fonte: Citynews