
Cerca de 15.700 refugiados sírios chegaram ao Canadá desde 04 de novembro, ainda aquém da meta de 25.000 que o governo federal estabeleceu para o final de fevereiro.
Mas o ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania John McCallum disse na quarta-feira que o governo está “confiante” de que 25.000 refugiados ainda vão chegar até 29 de fevereiro.
De acordo com os últimos números, 15,685 refugiados sírios desembarcaram em solo canadiano. Outros 6.059 tiveram os seus pedidos aprovados, mas ainda têm de viajar para o Canadá. À data de 31 de janeiro, houve 57 voos organizados pelo governo para trazer os refugiados para cá.
O ministro da Imigração John McCallum atualiza os meios de comunicação sobre os refugiados sírios que estão a chegar ao Canadá, durante uma conferência de imprensa em Otava – 3 de fevereiro de 2016. (Adrian Wyld/The Canadian Press)
McCallum disse aos repórteres em Otava que os voos de refugiados estão agora também a vir da Turquia, além de Jordânia e Líbano.
Ele também anunciou o início de um novo programa, Syrian Family Links, que procura interligar famílias canadianas que buscam trazer mais familiares afetados pela guerra na Síria com outros canadianos que estão dispostos a patrociná-los.
O programa foi instalado e está a funcionar há uma semana. Até agora, o governo identificou 157 famílias que procuram o reagrupamento e apenas cinco patrocinadores privados.
O ministro disse também que Otava está a procurar uma parceria com mais municípios que possam receber os refugiados, com mais detalhes a serem divulgados nos próximos dias.
Fonte: CTV News