

O primeiro-ministro Justin Trudeau diz que é necessária uma mudança de cultura dentro das forças policiais canadianas para garantir que as pessoas indígenas são tratadas da mesma forma que todos os outros.
Trudeau disse num fórum da CBC, no domingo à noite, que uma “cultura generalizada” nas forças policiais, governos e comunidades religiosas tem levado a que os povos indígenas sejam menos valorizados.
Ele disse que a cultura deve ser mudada e previu que o impulso para a mudança virá do povo canadiano.
O evento da CBC envolvia Trudeau aceitar questões a partir de um número de pessoas – escolhidas pela emissora pública – que questionaram o primeiro-ministro sobre temas incluindo a economia, o terrorismo e as relações com os aborígenes.
As perguntas incluíam como a polícia tem lidado com as investigações sobre as mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas.
Trudeau disse que “as vidas indígenas importam” e prometeu que serão feitas grandes mudanças na relação do Canadá com os povos indígenas.
Ele lembrou que algumas dessas mudanças vão levar anos e, em alguns casos décadas, mas ele prometeu que a vida vai ficar melhor para os povos indígenas.
Trudeau reiterou que a primeira ordem de trabalho passará por cumprir a sua promessa de um inquérito sobre as mulheres indígenas assassinadas e desaparecidas que irá ouvir de todos os envolvidos, especialmente as famílias das vítimas.
Fonte: Citynews