MARIJUANA LEGAL PODE RESULTAR EM RECEITAS FISCAIS DE 5 BILIÕES DE DÓLARES POR ANO

Foto de arquivo. (AP/Ted S. Warren)
Foto de arquivo. (AP/Ted S. Warren)
Foto de arquivo. (AP/Ted S. Warren)
Foto de arquivo.
(AP/Ted S. Warren)

Um novo relatório do CIBC World Markets diz que os governos federal e provincial do Canadá poderiam arrecadar até 5 biliões de dólares por ano em receitas fiscais provenientes da venda de marijuana legal.

O economista do CIBC Avery Shenfeld analisou os números usando as estimativas atuais de consumo de marijuana recreativa canadiana, a experiência das receitas nos Estados norte-americanos que legalizaram e outros fatores – como impostos sobre o álcool e o tabaco.

O governo Liberal prometeu legalizar, tributar e regulamentar a marijuana e colocou o deputado federal Bill Blair, o ex-chefe da polícia de Toronto, na liderança da investigação de um novo modelo regulatório.

Trudeau afirma que a marijuana legalizada não vai ser uma “vaca de dinheiro”, e que todas as receitas serão utilizadas para resolver questões de saúde e vícios mentais.

A experiência dos estados de Colorado e Washington, onde as vendas de marijuana foram legalizadas e tributadas, não sugere nenhum aumento dramático no uso da marijuana, exceto um potencial para o turismo de marijuana.

O relatório usa dados de vendas do Colorado para estimar um mercado de marijuana canadiano que vale cerca de 10 biliões de dólares anualmente, em seguida, olha para as margens de lucro líquido do monopólio de bebidas alcoólicas do governo do Ontário e outros impostos sobre o rendimento e folha de pagamentos associados para apresentar o total de receitas.

Fonte: Canadian Press