

O maior banco do Canadá diz que enviou acidentalmente centenas de recibos RRSP incorretos para os clientes errados, expondo os nomes, endereços e números de segurança social desses clientes no processo.
O Royal Bank of Canada diz que, em resultado do que ele chamou de “erro de impressão”, um certo número dos seus clientes receberam recibos de contribuição RRSP que contêm informações pessoais sobre outros clientes do banco.
“A privacidade é uma das nossas maiores prioridades e sinceramente pedimos desculpas aos clientes que foram prejudicados”, disse à CBC News a porta-voz do banco Aishling Cullen, acrescentando que eles acreditam que o número de clientes afetados é “aproximadamente 500”.
O banco diz que está a encetar “todos os esforços para minimizar quaisquer impactos potenciais para os nossos clientes”, e insta a alguém que suspeite que pode ser afetado a entrar em contato com o banco por telefone ou na sua agência local.
Ameaça de roubo de identidade
As informações pessoais tão sensíveis como nome, endereço e, especialmente, um número de segurança social pode ser informação valiosa para os criminosos que desejam cometer fraude, como roubo de identidade. Mas, por si só, que as informações caiam em mãos erradas não é necessariamente o fim do mundo, diz uma proeminente advogada de privacidade e tecnologia de Toronto.
Kristen Thompson, advogada da McCarthy Tétrault LLP em Toronto, diz que é preciso um pouco mais do que as pessoas pensam para cometer um grande roubo de identidade.
Thompson diz que as violações de dados são raras e geram manchetes alarmistas quando acontecem, mas a realidade é que as de pequena escala acontecem com bastante frequência, sem qualquer dano maior causado.
Fonte: CBC News