

THE CANADIAN PRESS/Paul Chiasson
A taxa anual de inflação do Canadá acelerou no mês passado para 1,6 por cento, um aumento impulsionado principalmente pela subida dos preços de frutas e vegetais frescos.
A leitura da inflação de dezembro no mais recente índice de preços ao consumidor da Statistics Canada segue-se a aumento de 1,4 por cento (ano-sobre-ano) em novembro.
A agência diz que em cima de preços de produtos mais elevados em comparação com o ano anterior, os canadianos também estavam a pagar consideravelmente mais para a sua casa e seguro de hipoteca, automóveis e eletricidade.
O relatório diz que os preços mais baixos da gasolina, gás natural e óleo combustível resultaram numa menor pressão sobre a inflação.
A taxa de inflação subjacente, que exclui alguns itens voláteis como gasolina, subiu 1,9 por cento no mês passado, deslizando abaixo da marca de dois por cento pela primeira vez desde julho de 2014.
A agência divulgou a sua revisão final do ano para 2015, que mostrou que o aumento médio anual da inflação do país foi de 1,1 por cento.
A Statistics Canada também acrescenta que as vendas no retalho em novembro subiram 1,7 por cento em comparação com o mês anterior, com as promoções Black Friday e um aumento nas vendas em concessionárias de carros novos a ajudar a puxar os números totais para 44,3 mil milhões de dólares.
Fonte: Canadian Press