

(Jonathan Hayward/The Canadian Press)
Os preços da gasolina estão a baixar para cerca de 75 cêntimos por litro em algumas partes do país, enquanto que os custos estão a subir no supermercado, com um fraco mercado do petróleo a ter os seus efeitos sobre o equilíbrio da economia do Canadá.
O valor do barril de petróleo caiu drasticamente no ano passado, arrastando para baixo o valor do dólar canadiano e tendo um severo impacto na economia da exploração do petróleo das areias betuminosas de Alberta. Ao mesmo tempo, o custo dos artigos de mercearia aumentou, devido ao maior custo de importação de frutas e vegetais de outros países.
Na quarta-feira, o barril de petróleo estava a ser negociado a $42,70, ou quase $17 menos do que valia no mesmo período do ano passado. O loonie também afundou, caindo em cerca de 10 cêntimos do seu valor por esta altura no ano passado, para pouco menos de 70 cêntimos do dólar americano.
Com os preços da gasolina a aproximar-se dos seus níveis mais baixos desde dezembro de 2008, no meio da recessão económica, muitos condutores estão a aproveitar para viajar mais dentro do país, em viagens ou em acampamentos.
Mas, embora possa ser mais barato pegar no carro e dar um passeio, uma ida ao supermercado tornou-se visivelmente mais cara.
Uma estimativa de 80 por cento dos alimentos do Canadá são importados de fora do país, e com o loonie enfraquecido, o preço de importação dos alimentos está a subir.
O custo dos alimentos subiu 4,1 por cento no ano passado, e provavelmente vai subir mais de três por cento este ano, de acordo com o relatório anual dos preços dos alimentos da Universidade de Guelph.
Fonte: CTV News