MAPLE LEAF FOODS DISPONÍVEL PARA CONTRATAR REFUGIADOS SÍRIOS

Um trabalhador da Maple Leaf Foods passa por um sinal da Maple Leaf na fábrica de carne da empresa em Toronto, nesta foto de arquivo. (The Canadian Press / Nathan Denette)
Um trabalhador da Maple Leaf Foods passa por um sinal da Maple Leaf na fábrica de carne da empresa em Toronto, nesta foto de arquivo. (The Canadian Press / Nathan Denette)
Um trabalhador da Maple Leaf Foods passa por um sinal da Maple Leaf na fábrica de carne da empresa em Toronto, nesta foto de arquivo. (The Canadian Press / Nathan Denette)

A Maple Leaf Foods Inc. está a oferecer-se para contratar refugiados sírios para preencher postos de trabalho vagos em duas das suas fábricas de carne.
A empresa, como outras no setor de carnes do Canadá, está a lidar com uma escassez crónica de trabalhadores que tem sido agravada por restrições impostas ao programa de trabalhadores temporários estrangeiros.
“Ficaríamos muito satisfeitos e honrados por fazer parte da solução em termos de ajudar a encontrar emprego para os refugiados sírios”, disse Rory McAlpine, um vice-presidente sénior da Maple Leaf.
“Nós temos postos de trabalho disponíveis.”
McAlpine disse que inicialmente a Maple Leaf iria contratar 25 refugiados para a sua fábrica de carne de porco em Brandon, Man., e cerca de 10 para a sua unidade mais pequena em Lethbridge, Alta.
A empresa está à procura de pessoas fisicamente aptas com experiência na indústria que poderão receber formação como trabalhadores de produção geral e cortadores de carne.
O Canadian Meat Council tem pedido ao governo federal e às províncias para fazerem todo o possível para assentar alguns dos refugiados nas comunidades rurais mais pequenas no oeste do Canadá, Ontário, Quebec e Canadá Atlântico onde é necessário o seu trabalho.
McAlpine observou que o desafio para a indústria é que a maioria dos refugiados patrocinados pelo governo devem ficar nas grandes cidades.
A Ministra Federal do Trabalho MaryAnn Mihychuk disse que Otava vai trabalhar para ajudar os refugiados a ir ao encontro de empregadores como o grupo Maple Leaf.
McAlpine salientou que o grupo Maple Leaf tem experiência em lidar com os trabalhadores estrangeiros e ajudá-los a se integrar em comunidades rurais.
Segundo acrescentou, a empresa já traduz a sua informação no local de trabalho e segurança em diferentes idiomas e estará disposta a ajudar os empregados a aprender a falar Inglês.
Os muçulmanos sírios têm restrições alimentares que não lhes permitem comer carne de porco, mas não existem regras contra eles manusearem a carne.
Fonte: Canadian Press