

O regulador de radiodifusão do Canadá traçou detalhes de um novo código da indústria que as empresas de cabo e satélite terão que seguir quando estiverem a enviar as faturas aos clientes.
A CRTC diz que as novas regras vão exigir aos provedores de TV que deem aos clientes detalhes mais claros sobre a duração de ofertas promocionais e preço aos clientes uma vez terminado o período de descontos.
As empresas também terão que dar uma ideia geral dos impostos e taxas adicionais, como aqueles ligados aos serviços de televisão e taxas para cancelamento antecipado de um contrato.
A versão final do código – para entrar em vigor em setembro de 2017 – segue as consultas do “Let’s Talk TV” da CRTC, realizadas no final de 2014, e uma versão preliminar do código divulgado em março passado.
Os provedores de TV canadiana estão prestes a embarcar em um ano de mudanças do processamento de faturas que pode ser confuso para os consumidores.
A partir de março, a CRTC vai exigir aos fornecedores para oferecer um pacote básico de canais por não mais de 25 dólares por mês, e também dar aos clientes a opção de comprar canais individuais ou pacotes pequenos. Em dezembro, ambos os canais à la carte e os pacotes devem ser oferecidos como uma opção.
A variedade de novas opções criará faturas que poderão ser mais detalhadas do que nunca.
Entre as outras novas regras, os canadianos com deficiência terão um período experimental de 30 dias para os seus serviços de TV.
A porta-voz da CRTC Patricia Valladao disse que o período de testes vai permitir às pessoas com deficiência ter a certeza que a sua set-top box digital e controle remoto têm as funções que atendam às suas necessidades e se o sistema de legendagem ou conteúdo de áudio descrito é abundante o suficiente para valer a pena o custo do serviço.
O indivíduo só tem de se autoidentificar como uma pessoa com uma deficiência e não é necessário provar, acrescentou.
Alguns provedores de TV resistiram às novas regras durante o processo de consulta e queriam que estas tivessem um caráter voluntário, disse a CRTC.
Depois de considerar isso como uma opção, o regulador decidiu tornar o código obrigatório com efeitos a partir de 1 de setembro de 2017.
Fonte: Citynews