CANADIANOS UM POUCO MENOS CONFIANTES EM RELAÇÃO ÀS FINANÇAS

(The Canadian Press / Jonathan Hayward)
(The Canadian Press / Jonathan Hayward)
(The Canadian Press / Jonathan Hayward)
(The Canadian Press / Jonathan Hayward)

A maioria dos canadianos permanecem confiantes sobre as suas finanças para 2016, mas a percentagem positiva baixou face há um ano atrás, de acordo com uma nova sondagem de um dos grandes bancos do país.
A sondagem do CIBC constatou que mais de dois terços dos canadianos, ou 69 por cento, sentiam-se confiantes sobre as suas finanças para o novo ano. Ainda assim, isso caiu cinco por cento face ao ano anterior, com a queda centrada principalmente em Alberta, Ontário e Quebec.
Na verdade, a sondagem constatou que Alberta, duramente atingida pela crise do petróleo, é a região menos positiva no país. Apenas 62 por cento dos Albertenses inquiridos se mostrou confiante em relação às suas finanças, uma queda de 21 pontos percentuais face ao ano anterior.
O sentimento também foi menor no Ontário (68 por cento), abaixo de 73 por cento em 2015, e em Quebec (71 por cento), abaixo de 78 por cento. O sentimento na Colúmbia Britânica diminuiu ligeiramente de 72 para 71 por cento.
A confiança melhorou acentuadamente em Manitoba e Saskatchewan, mais sete pontos percentuais (para 78 por cento), enquanto os entrevistados no Canadá Atlântico mostraram-se ligeiramente mais confiantes, mais dois pontos percentuais (para 67 por cento).
A sondagem foi realizada entre 7-8 de dezembro, junto de 1.508 canadianos adultos que são membros do painel do Angus Reid Forum.
O corpo profissional da indústria de sondagem, a Marketing Research and Intelligence Association, refere que não pode ser atribuída uma margem de erro aos inquéritos online, porque estes não são uma amostra representativa da população.
Fonte: Canadian Press