
O governo provincial está a alterar uma política com sete anos de idade, e vai começar a oferecer vacinas contra o HPV sem encargos para os jovens adultos.
A partir de janeiro de 2016, homens com idade entre 26 e abaixo que têm relações sexuais com outros homens serão elegíveis para receber a vacina contra o vírus do papiloma humano.
No próximo ano letivo, em setembro de 2016, os meninos no grau 4 também vão receber a vacina contra o HPV. Os pais de pessoas com idades entre 13 e abaixo têm de dar o seu consentimento antes de um filho ser vacinado.
Em 2008, o Quebec começou a oferecer a vacina contra o HPV para meninas no grau 4, e para as mulheres jovens, embora os peritos tenham pedido que a vacina fosse disponibilizada a homens e mulheres.
O HPV é a principal causa de cancros genitais, incluindo o cancro do colo do útero, pénis e ânus, e as verrugas genitais.
O HPV também é responsável por alguns cancros orais, e é a principal causa de cancro da cabeça e pescoço em homens com menos de 40 anos de idade.
A vacina oferecida no Quebec protege contra quatro estirpes de HPV que são responsáveis por 90 por cento de verrugas genitais e 70 por cento do cancro do colo do útero.
O HPV nem sempre conduz a verrugas ou cancro, mas é uma doença extremamente comum e 75 por cento dos canadianos tiveram isso. Mais de 1.500 mulheres contraem cancro cervical a cada ano, e a doença mata 400 pessoas por ano.
No início deste ano, Manitoba e Nova Escócia anunciaram que a vacina estará disponível para os rapazes nas províncias, enquanto que Alberta e PEI já fornecem a vacina a todas as crianças.
Um estudo realizado por investigadores de Toronto mostrou que dar a vacina contra o HPV a todas as crianças iria poupar ao Canadá $12 milhões anualmente em tratamentos do cancro.
Fonte: CTV Montreal