

(diego_cervo / istock.com)
Os cigarros eletrónicos são muitas vezes apontados como mais seguros do que os cigarros, porque estes não produzem fumo ou contêm o alcatrão e químico do tabaco. Mas um novo estudo está mais uma vez a levantar questões sobre a segurança de vaporizar e-cigarros.
Investigadores da faculdade de medicina de Penn State dizem que eles descobriram que os cigarros eletrónicos produzem radicais livres, que são moléculas que causam danos às células e podem levar ao cancro.
No fumo do cigarro, os radicais livres são as moléculas que causam mais danos oxidativos. Eles são um culpado principal em cancro relacionado ao tabagismo, doenças cardiovasculares, envelhecimento da pele, e doença pulmonar obstrutiva crónica, ou DPOC.
Os investigadores descobriram que os e-cigarros produzem níveis de radicais livres que são cerca de 1.000 a 100 vezes mais baixos nos cigarros normais. Mas os níveis ainda estão no nível do que pode ser visto no ar como uma área de ar fortemente poluído.
Estudos anteriores descobriram aldeídos em vapor de e-cigarro, que são compostos que podem causar stress oxidativo e danos às células. Um estudo publicado no início deste ano no New England Journal of Medicine, por exemplo, descobriu que os e-cigarros produzem altos níveis de formaldeído, que é um conhecido agente cancerígeno.
“Este é o primeiro estudo que demonstra o fato de que temos estes agentes altamente reativos em aerossóis de e-cigarro”, disse o professor John P. Richie Jr., professor de ciências da saúde pública e farmacologia na Universidade Penn State.
Richie salienta que há uma perceção de que os e-cigarros são mais saudáveis do que os cigarros regulares, mas os resultados da sua equipa sugerem que os dispositivos podem causar danos à saúde.
Ele acrescentou que a sua equipa está atualmente a realizar estudos para medir a quantidade de radicais livres em aerossóis de e-cigarro e identificar as suas estruturas químicas.
Os resultados completos estão publicados na revista Chemical Research in Toxicology.
Fonte: CTV News