
O número de alunos do ensino primário suspensos em escolas públicas de Toronto aumentou quase 50 por cento ao longo dos últimos quatro anos, indicam documentos da direção escolar.
Houve 810 suspensões de alunos no jardim de infância júnior ao grau 3, no ano escolar de 2014-15. O número foi recentemente publicado como parte do relatório anual de segurança do Toronto District School Board.
Os dados mais antigos disponíveis online eram do ano escolar de 2011-12, quando 550 estudantes do ensino primário foram suspensos.
Em ambos os anos, o maior número de suspensões primárias foi no grau 2. Houve 208 suspensões de de estudantes do grau 2 em 2011-12. O TDSB registou 254 suspensões de alunos do grau 2 em 2014-15.
O seguinte número de suspensões foram registadas em cada grau escolar em 2014-15:
Junior Kindergarten – 44
Senior Kindergarten – 49
Grade 1 – 215
Grade 2 – 254
Grade 3 – 248
12 por cento das suspensões são relativas a alunos do ensino primário
A direção escolar também manteve o controle de suspensões para outros graus no ano passado, quando 12 por cento de todas as suspensões no TDSB envolveu alunos dos graus de ensino primário.
A percentagem de suspensões no ensino primário em 2014-15 foi quase o dobro do número em 2011-12, quando os estudantes primários contabilizaram para 6.7 por cento de todas as suspensões do TDSB.
Apesar do aumento, os estudantes primários contabilizaram a menor percentagem de suspensões no TDSB.
A maior percentagem de suspensões em ambos os anos registou-se ao nível do ensino secundário, seguido pelo intermédio (graus 7 e 8) e júnior (Graus 4 a 6).
O Presidente do Conselho dos Diretores do Ontário Brian Serafini disse que vários diretores em toda a província relataram ter visto um número maior de alunos que entram nas escolas com referências de comportamento descontrolado, mas a causa do aumento dos problemas de comportamento não é claro.
Os diretores também relataram um aumento de professores e assistentes de educação que foram feridos pelos alunos com problemas comportamentais.
Serafini explicou que a suspensão é sempre o último recurso para os diretores. As escolas tentam acomodar os alunos, tanto quanto possível e proporcionar-lhes a disciplina progressiva que eles precisam, mas às vezes as suspensões são necessárias para garantir a segurança do estudante e dos seus colegas de escola.
Fonte: CTV Toronto